"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

sábado, 25 de fevereiro de 2012

“Não existe nada de errado com o Evangelho”


Tenho visto atualmente praticas envolvendo a maior parte das igrejas (incluindo Católicas e Protestantes) que podemos definir no mínimo de estranhas, confusas, algumas ate revoltantes, e o resultado só poderia ser um; alimentar corações a manterem-se afastados de qualquer contato com qualquer denominação (generalizado) em resposta aos erros que eu vou citar abaixo.
- Casos de pedofilia, santa inquisição, venda de indulgencias,
- atitudes estranhas e confusas envolvendo dons do Espírito Santo, venda de pedaços do céu, adoração, veneração, culto a imagens e santos,
- hipocrisia e discriminação,
- praticas e atitude contraria a bíblia durante o culto e no dia-a-dia, etc.


Vejam a quantidade de erros que existem e estes transformados em motivos são utilizados como justificativa para tal afastamento.
Reconheço que estes fatos são verdadeiros no sentido de existir, são noticias comuns e usadas com freqüência pela mídia em virtude da grande audiência que conseguem, o que mostra interesse do publico em geral, evidenciando e resultando nestes dois comportamentos:
1 – um carro precisa de combustível para se locomover, e eu, preciso saber destes erros na igreja para ter certeza que a minha decisão de manter distancia é a mais correta, ou seja, entre o mundo e a igreja eu prefiro o mundo, pois pelo menos aqui (mundo) eu faço o que eu quero sem dar “satisfação a Deus”.
2 – frases como, - Estou decepcionado, nunca imaginei que isso poderia acontecer na igreja, não quero mais saber, existem pessoas mais “corretas” “menos erradas” no mundo...
Estas conclusões são motivadas por, alem dos erros que já listamos também pela concepção de que a igreja é lugar de pessoas perfeitas em plenitude, moral e de caráter.


Continuando, eu queria que meditássemos no exercício deste terceiro comportamento, que na verdade deve ser a busca de entendimento do por que certas coisas acontecem no âmbito da igreja:
- Será que estes comportamentos (errôneos) estão de acordo com o evangelho? São causados por ele?


Vamos a uma reflexão bíblica...
Sobre o evangelho: Em quem também vós estais, depois que ouvistes A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16


Sobre a igreja: O fato de você morar na garagem não te faz um carro, muito menos freqüentar uma igreja não te faz um cristão. Podemos ainda avaliar pelo seguinte aspecto teológico; igreja visível e invisível.
A igreja visível consiste de todos aqueles que estão inscritos como membros da igreja. Não é difícil determinar quem são, porque seus nomes aparecem nos registros das igrejas. Com pouco esforço, podem-se saber quantos são.
A igreja invisível, por outro lado, é composta exclusivamente daqueles que, pela graça do Espírito Santo, nasceram de novo. Não é difícil entender o porquê este aspecto da igreja deve ser caracterizado como invisível. É impossível para nós afirmar com certeza quem são e quem não são regenerados. Somente o Deus onisciente pode fazer tal distinção. De vez em quando encontramos um pastor que diz poder indicar, sem equívoco, quem são "os que nasceram de novo" em sua congregação, porém, tal afirmação é arrogante e altiva.


O próprio fato de que a igreja invisível consiste exclusivamente de pessoas regeneradas, se deduz que este aspecto da igreja é certamente glorioso. Cada um dos membros dela foi "tirado da potestade das trevas, e transportado para o reino do seu Filho amado" (Colossenses 1:13). De todos seus membros pode-se dizer que "eram trevas, mas agora sois luz no Senhor" (Efésios 5:8). "Como pedras vivas", eles são "edificados como casa espiritual e sacerdócio santo..." (1 Pedro 2:5). Eles são lavados, são santificados, são justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de Deus (1 Coríntios 6:11). Juntos constituem o corpo de Cristo (Colossenses 1:18). Certamente, eles não alcançaram a perfeição; contudo, eles têm agora a vitória sobre o pecado e o diabo através de Jesus Cristo, seu Senhor. Nele [Cristo] eles são perfeitos.
É CERTO DIZER QUE A IGREJA NÃO SALVA NINGUEM SOMENTE QUANDO ESTAMOS FALANDO DE EDIFICIOS, TEMPLOS CONTRUIDOS POR MÃOS HUMANAS.
Sobre os erros na igreja: como a igreja é formada por pessoas e estas não são perfeitas, o que deve provocar luta contra essa imperfeição e não comodismo com esse estado, o erro é resultante simplesmente de pessoas que como já vimos acima, ou não entenderam o evangelho e persistem no erro ou por algumas ainda serem suscetíveis a tal condição.


Na parábola do joio (Mateus 13:24-30), um homem plantou sementes no seu campo mas o inimigo plantou joio no mesmo campo. Uma vez que o trigo e o joio começaram a crescer juntos, os servos sugeriram que arrancassem o joio. O dono da casa não os deixou tirar o joio. Ele deixou o joio crescer junto com o trigo até a colheita, quando o trigo foi recolhido e o joio foi queimado.
Algumas pessoas ensinam que esta parábola fala sobre a igreja, mostrando que os pecadores convivem com os fiéis na igreja, aguardando o julgamento final de Deus. Mas tal interpretação contradiz a palavra do Senhor.


O próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que "o campo é o mundo" (Mateus 13:38). No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17:15-16). Embora os servos dele sejam santificados, não podem sair do mundo.
Mas na igreja é diferente. Quando o joio se manifesta entre o povo de Deus, deve ser arrancado. Paulo instruiu a igreja dos coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade no meio da congregação. Ele usou palavras fortes para descrever a atitude certa em relação ao irmão que volta e permanece no pecado: "...já sentenciei...que o autor de tal infâmia seja...entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].... Lançai fora o velho fermento....agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador" (1 Coríntios 5:3-5,7,11). Paulo escreveu aos tessalonicenses: "Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente..." (2 Tessalonicenses 3:6).
Paulo resumiu bem a diferença entre a igreja e o mundo: "Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor" (1 Coríntios 5:13).
Concluímos então que erros ocorridos na igreja que desviam o entendimento das pessoas sobre as verdades fundamentais do evangelho, não necessariamente são de pessoas que verdadeiramente buscam servir a Deus e que a igreja verdadeira (a que se submete a bíblia) deve militar contra tais situações. 


Também se torna sem fundamento quando alguém se baseia em tais erros para justificar a distancia para com a igreja de Cristo, a NOIVA que ele virá buscar.
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, VOLTAREI e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver". João 14:1-3
Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. (Apocalipse 21:2-3)
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68  

23b como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efesios 5:23b-27

Fonte de apoio..
bíblia de estudo de Genebra
http://www.estudosdabiblia.net/bd83.htm


Por Adilson Marcos

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

“ Sabemos realmente o que é amar a Deus? ”


              Já conversamos sobre a importância da bíblia como palavra autoritária de Deus, conversamos também sobre a existência de Deus comprovada pela bíblia e a criação.
Agora vamos nesse texto, abordar o que a escritura expõe de atitudes que evidenciam um amor por Deus ou não.
Geralmente, a forma como nos posicionamos quando o assunto é justiça, fidelidade, humor, lealdade, chegando ao amor, é sempre fundamentada e limitada por nosso padrão de concepção e entendimento. Estes, são quase sempre, baseados, limitados e reféns de nossos interesses. O que é interessante nisso é que construímos também os métodos para administrarmos esses padrões, que são as regras, as condições de aprovação e até de julgamento.
           É sobre a maneira como entendemos o “Amar a Deus” que eu vou enfatizar nesse texto e mostrar um comparativo com a bíblia de como nosso entendimento está na grande maioria das vezes a anos-luz do padrão bíblico que Deus quer que tenhamos.
Relacionando alguns exemplos práticos:
-  Vejo muitos homens (e eu, até pouco tempo atrás estava incluído) pronunciarem publicamente seu amor por suas esposas, porém seus comportamentos e disposição mostravam no mínimo uma contradição, pois estavam sempre dispostos a trair sua companheira na primeira oportunidade. Mateus 5:28: Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
-  Os filhos dizem amar seus pais, levando em consideração alguns comportamentos que eu fui testemunha ou protagonista, podemos incluir a palavra... Os filhos dizem amar seus pais, até que... sintam-se limitados e restringidos pela autoridade dos mesmos, etc., etc.
-  Outros dizem, “Eu amo meu amigo”... agora, eu pergunto, e se o amigo(a) deixar de compartilhar os mesmos gostos, se não concordar com os meus erros e passar a corrigir-me. O amor permanece?
 - Afirmamos ainda, “Não tenho inimigos, amo todas as pessoas, me dou bem com todo mundo”. Faço novamente a pergunta: e se essas pessoas começarem a mostrar-me o quanto estou errado em minhas concepções, modo de ver e viver as coisas, se todos disserem que eu estou errado? O amor permanece?
- Por fim dizem, “Eu amo Deus, Jesus Cristo”.
É nesse ponto que eu desenvolverei esse texto e antes que alguém diga que eu estou julgando e crie seu mundo quando tem um conceito confrontado, serve para o autor do blog também. Vamos ser sinceros e refletir, quando dizemos, “Eu amo Deus”, o que isso significa? O que deve mudar em nossas vidas como evidência de amor verdadeiro? Em que nos baseamos para definir que é esse sentimento que eu tenho? A bíblia é clara e precisa em expor atitudes que comprovam quando esse amor é verdadeiro, veja:
1 - Mateus 6:24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará (dedicar) a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Quem é o senhor do teu coração, da tua vontade? Você se dedica ao dinheiro (ou a tentar ganhá-lo) ao ponto de ignorar o que os padrões de Deus nos orientam sobre prosperidade, sobre acumular riquezas?
 Amigos o dinheiro bem administrado é benção, tanto para nós quanto para os que estão ao nosso redor, mas o que estraga tudo é o espaço que dedicamos a ele em nosso coração. Veja I Timóteo 6:10: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males.
O senhor de sua vida é você mesmo... sim, você mesmo. Isso fica evidenciado quando procuramos satisfazer nossas vontades, independente do que Deus quer para nossas vidas. Exemplo: Mateus 6:33: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça. Isaías 55:6-7: Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Estas são algumas mensagens, na verdade ordenanças deixadas pelo Senhor, mas preferimos ignorar, ser indiferentes a estes alertas. Muitos podem nem pensar assim, mas se portam como se pensassem da seguinte maneira: “Como minha vontade e meu interesse prevalecem, quando eu precisar, talvez eu considere estes chamados.”
Aqui podemos falar quando o “eu” é super valorizado. Não estou querendo dizer que devemos viver como zumbis, o que eu estou querendo é que possamos meditar sobre uma coisa: eu sou o deus da minha vida? Eu vivo como se nunca fosse morrer, como se não tivesse a quem dar conta pelos meus erros. Vivo como se fosse o centro de todas as coisas, como se fosse um tipo de semideus.
2 - Mateus 22:37: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Eu poderia transportar algumas coisas ditas no tópico anterior, mas eu vou acrescentar mais outras:
Devemos perceber a seguinte repetição; todo... toda... toda, essa ordenança requer TOTALIDADE (emoções, consciência e pensamentos).
I João 4:20: Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, à quem vê, não pode amar a Deus, à quem não vê.
Tenho percebido o quanto a palavra ódio tem sido usada de maneira relevante. Parece que na sociedade atual, você dizer que está com ódio te fornece status de juiz, de poder, de liberdade para fazer o que bem entender em resposta ao que causou tal sentimento.
- Pois aquele que não ama a seu irmão, à quem vê, não pode amar a Deus, à quem não vê. Essa afirmação não é literal e nem interpretativa a ponto de fugir do que realmente está escrito:  Você odeia a quem diz amar? Que contradição se a resposta a essa pergunta for positiva.
I João 5: 2 Nisto, conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.
João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
A intensidade do teu relacionamento com a palavra de Deus é o termômetro que indica o nível de proximidade dele e conhecimento sobre ele. Os verbos praticar e guardar denotam aceitação, sujeição e atitude.
Pertencemos à classe de pessoas que diz acreditar em Deus, em Jesus, mas que ignora mesmo que algumas vezes a importância e a prioridade que sua palavra (bíblia) deve ter em nossas vidas.
          - Primeiro falhamos em buscar conhecer o “Deus” que dizemos crer na fonte onde ele se revelou de maneira mais completa. Deus não criou o homem para ele viver como se ele não tivesse um Deus.
          - Segundo, descartamos a exortação, a correção e os chamados vindos da parte Dele, através da bíblia em questões que não queremos mudar, ou seja, eu amo roubar, trair, mentir, enganar, passar por cima das pessoas e quanto mais longe eu estiver das ordenanças de Deus e da sua correção melhor pra mim... e mesmo assim eu digo. “Deus, Jesus, Senhor eu te amo”.
Mais um exemplo; o sexo é uma benção de Deus para a relação entre um homem e uma mulher, mediante a aliança do casamento e que se for feito fora dessa aliança é adultério, fornicação, prostituição... Aposto que muitos sabem disso, caso não, tornem-se sabedores agora.. e ai.. e agora??? Obedecer ou ignorar.. João 14:21.
              Vou iniciar essa última parte com uma definição que é tão importante conhecermos, quanto sabermos a data do próximo concurso público ou se amanhã é feriado, ou até mesmo se amanhã eu vou receber aquele tão esperado prêmio..
Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei moral de Deus em atos ou natureza. O pecado é aqui definido em relação a Deus e à sua lei moral, consistindo não somente em atos isolados, como roubar, mentir ou cometer assassinato, mas também em atitudes que são contrárias as atitudes que Deus requer de nós. Vemos isso nos dez mandamentos, que não somente proíbem ações pecaminosas, mas também atitudes pecaminosas... Ou seja, você pode não cometer a ação propriamente dita, mas ao simples fato de ter seu coração, tua vontade, teus pensamentos consumidos pelo desejo de fazer (ação) já é considerado pecado.
Percebemos então que o pecado é a raiz, a essência de tudo que é ruim, o engano, a maldade, sendo assim a maior evidência de amor por Deus que alguém pode ter é a rejeição ao pecado (seu pecado, dos outros), mesmo que isso seja contra sua própria vontade momentânea e até mesmo rotineira, deixando clara a sua submissão ao único Deus. Você ama o que ele ama e odeia o que ele odeia? Ou isso é relativo pra ti?
 (João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste).
Para concluir, Salmos 1:1-2 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Por Adilson Marcos



Fontes de pesquisa:
Teologia Sistemática – Wayne Grudem
Bíblia de Estudo de Genebra

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Como saber da existência de Deus...


Em tempos de calor escaldante, temperaturas elevadas como é bom quando sentimos aquela brisa, aquele vento refrescante que deixa o ambiente no mínimo um pouco menos desconfortável. Realmente é algo que desejamos e que nos deixa felizes.
Agora pare e pense; você consegue olhar o vento? Consegue palpá-lo? O que te faz crer que ele existe? Eu sei que as respostas para essas perguntas estão na ponta da língua, que são; não conseguimos olhar o vento, não conseguimos palpá-lo, mas sentimos e isso nos faz crer e ainda vemos a ação dele (vento) nas coisas como, por exemplo, folhas das árvores.
Como ficamos confiantes e seguros quando conseguimos responder aos questionamentos fundamentados em algo concreto e solido, mas continuando tenho mais uma pergunta a fazer. Como você sabe que Deus existe? Você pode vê-lo? Palpá-lo? Senti-lo? Existe algo para você que fundamente sua certeza na existência e presença dele? A bíblia nos fornece informações valiosas que podem nos ajudar a responder essa questão.
1-      Todas as pessoas têm uma intima intuição da existência de Deus e que ele é o criador. Isso está fundamentado na colocação do apostolo Paulo em Romanos 1:21, onde ele se refere aos gentios¹  descrentes (povo não judeus) dizendo que eles tinham “conhecimento de Deus” e mais ainda em Romanos 1:25 dizendo sobre os ímpios², “mudaram a verdade de Deus em mentira” e ainda mais em Romanos 1:19, quando ele diz, “Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.”
1- 2  A bíblia também cita as pessoas que negam essa “intuição”, percebam que ela não diz que essas pessoas não a possuem (intuição) e sim que eles negam em seus pensamentos, ações e palavras. São os “tolos” citados em Salmos 14:1 e Salmos 53:1
2-      Existem provas claras encontradas nas escrituras e na natureza.
2-1  A bíblia sempre pressupõe que Deus existe, tanto é que no primeiro capitulo de Genesis a bíblia começa com uma ação de Deus, que foi criar os céus e a terra, em outra passagem vemos Deus se relacionando diretamente com o então menino Samuel (1 Samuel 1:3-4), vemos também a ação de Deus na humanidade através de Jesus Cristo (João 3:16). São inúmeras passagens onde a bíblia mostra em relatos históricos tanto a existência de Deus, quanto a interação direta com a criação.
2-2  Quando olhamos ao nosso redor (natureza) e vemos as coisas maravilhosas, detalhadas e complexas funcionando em sincronia espantosa, estamos na verdade vendo prova da existência e algumas características do autor / criador.
Em Rm 1:20 temos a seguinte mensagem, Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis, em Salmos 19:1 diz, OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.  
Baseado nessas duas passagens bíblicas; deixo os seguintes dados importantes para reflexão.
- o eixo da terra esta inclinado em um perfeito angulo de 23 graus e não há nenhum erro permitindo assim a igual distribuição global dos raios solares fazendo possível existir a cadeia alimentar.
- a combinação de nitrogênio e oxigênio na atmosfera que respiramos todos os dias é exata para que a vida possa prosperar.
-a lua controla as mares, ou seja, como se fosse uma empregada que limpa os oceanos, onde ate as ondas da praia não quebram em vão. a maré arrasta as impurezas para o fundo do oceano.
Então, concluímos que Deus deixou dois livros abertos onde ele se revela para a humanidade, ou seja, a criação e a bíblia. Sobre a criação isso nos inclui e tratando disso, no livro de Genesis 1:26-27 onde o Senhor diz que nos criou conforme sua imagem e semelhança, seres complexos, dotados de inteligência, emoções, atitudes, posição critica. Você já parou e pensou sobre isso?  (assunto para texto futuro).
O segundo livro e mais importante “A bíblia” é a maior e mais rica fonte de informações sobre Deus (ate porque veio dele, homens inspirados por Deus escreveram a bíblia) gerando conhecimento verdadeiro e completo provocando relacionamento correto com ele. Nele conhecemos os atributos de Deus, suas vontades, seus princípios, suas ações.
Por Adilson Marcos



Referencias..
Gentios¹ - são todas as pessoas que não são do povo judeu. Eu sou um gentio e provavelmente você também seja. Qualquer pessoa que não seja um judeu se enquadra como sendo parte do povo gentio. Na Bíblia o povo não-judeu é designado pelo nome de gentios.
Quando Paulo diz, por exemplo: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3. 8), ele está querendo dizer que foi dada a ele a graça de levar a palavra de Deus aos gentios, ou seja, aos que não são judeus
Ímpio² -  segundo a bíblia significa impiedoso: in de "não" e pio de " piedoso" Pode se referir a pessoas que não vivem baseadas no perdão, que é o caso dos que aceitam a Jesus e crêem em sua salvação pela piedade de Cristo.
Teologia sistemática; Wayne Grudem

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Do livro mais lido ao mais desprezado


                  Como cristão temente a Deus tenho uma grande noticia a todos, certamente muitos já devem saber mesmo assim vou anunciar... A BIBLIA É O LIVRO MAIS LIDO DE TODOS OS TEMPOS, O MAIS TRADUZIDO, O MAIS IMPRESSO, O MAIS DISTRIBUIDO, O MAIS, O MAIS... que alegria e que satisfação saber que essa noticia é inquestionável, é verídica.
Fico feliz, pois a verdade (João 17:17) está sendo propagada cada vez mais, um numero maior de pessoas estão tendo a oportunidade de saber as vontades de Deus para sua vida, suas promessas, seus pensamentos, seus atributos, ter contato com a fonte segura de fatos concretos e verdadeiros sobre o Deus Triúno e assim ver cair por terra os mitos, as lendas, os conceitos equivocados adquiridos de família ou tradições que deturparam a verdade.
                  Percebam o que eu quero dizer e isso é evidente naqueles que a buscam; a palavra de Deus gera relacionamento (1 João 2:4), estamos falando de um Deus vivo que deixou uma palavra viva, soberana, poderosa e vivificante (Hebreus 4:12) (2 Timóteo 3:16-17).
Também tenho uma triste noticia para dar. Na minha casa funciona um grupo de estudo bíblico e oração semanalmente, essa experiência me qualifica a escrever sobre esse fato que é; O DESPREZO que se tem com a palavra de Deus, uma atitude tão dolorosa para os que procuram anunciar as Boas Novas, quanto mais ao dono da Palavra (Oseías 4:6).
                 Os convites para leitura, estudo e tira duvida são numerosos e a rejeição é quase proporcional. Você pode estar pensando; Mas eu leio a bíblia regularmente, tenho uma na minha casa aberta no Salmo 91, tenho assiduidade regular na EBD (Escola Bíblica Dominical), porem não se iluda; É desprezo sim (e quão grande é) quando colocamos tudo como prioridade, e se tornam prioridade quando o parâmetro é a bíblia (para outros assuntos sempre achamos tempo), rejeitando assim o conhecimento de Deus que somente a bíblia é capaz de fornecer. Isso fica evidenciado em nossas atitudes, pois passamos a dar desculpas para não irmos aos estudos bíblicos (muitas vezes, desculpas a nós mesmos), desculpas para não ir à igreja, ex. tem gente pior do que eu na igreja, não esqueçam estamos falando de um Deus que se relaciona individualmente (Jeremias 1:8), desculpas para deixar de ir a qualquer lugar onde aconteça uma explanação bíblica, tudo isso são atitudes de desrespeito e mostram o grau de importância que nós damos ao modo que Deus escolheu para anunciar a grande mensagem aos homens.
                    Desprezo igual, talvez ate maior fica explicito quando o contato com a palavra não se transforma em atitude, ou seja, quando eu não trago seus princípios para minha vida, primeiro para com Deus e em conseqüência para com os homens, ficando evidenciada a falta de sujeição à vontade de Deus, postura oculta em alguns e explicita em muitos de se comportarem como os deuses de suas vidas e de seus destinos. Isso mostra o quanto somos descendência de Adão de Eva (leia Genesis 2:16-17 e 3:5) e de quanto precisamos das verdades contidas na Bíblia (João 3:1-7) (Atos 4:12), sendo assim vamos deixar de dar mais ênfase aos pensamentos e frases de autores de auto ajuda (as palavras destes trazem no máximo um conforto momentâneo) e nos esforçar em dedicar um pouco mais a conhecer a bíblia e consequentemente a Deus, onde a palavra traz vida eterna.
Por Adilson Marcos