"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fé e a Fé que provém de Deus...


Em primeiro lugar, o que é fé?

Vamos aclarar a questão. A idéia popular a respeito é que se trata de um certo otimismo obstinado: a esperança tenazmente assegurada, face à adversidade, de que o universo é fundamentalmente amigável e de que as coisas podem melhorar. Diz a Sra. A. a Sra. B.: "Você precisa ter fé". Mas, tudo quanto ela quer dizer é: "Coragem, não desanime se as coisas vão mal". Isso, porém, é apenas a forma da fé, sem seu conteúdo vital. Uma atitude confiante que seja divorciada de um objeto que corresponda a essa confiança não é a fé no sentido bíblico.

(A maneira errada que a sociedade em geral "quer entender" sobre o que a Bíblia define claramente ser fé e suas implicações direciona todo o comportamento e prioridade no que diz respeito às necessidades espirituais de cada um. É quando você diz crer em algo / alguma coisa, contudo esse crer não faz diferença nenhuma na tua vida. Também quando você deturpa o entendimento dessa palavra e seu significado tanto no seu cotidiano quanto no entendimento bíblico)

Na Bíblia, ter fé ou crer (no grego, o substantivo épistis; o verbo épisteuõ ENVOLVE TANTO CONFIANÇA como ENTREGA DA VIDA. De várias maneiras o objeto da fé é descrito como sendo Deus (Rm 4.24; 1 Pe 1.21), Cristo (Rm 3.22, 26), as promessas de Deus (Rm 4.20), o caráter de Jesus como Messias e Salvador (1 Jo 5.1), a realidade da ressurreição (Rm 10.9), o evangelho (Mc 1.15) e o testemunho dos apóstolos (2 Ts 1.10) (que não são os que se autodenominam hoje)

Por todo o Novo Testamento, de fato, esse é o conceito normal de fé. As únicas exceções são as seguintes:
1.         Algumas vezes, "fé" exprime o conjunto das verdades em que cremos (Jd 3 e 1 Tm 4.1, 6, etc).
2.         Algumas vezes, "fé" significa um mais estrito exercício de confiança, que opera milagres (Mt 17.20, 21; 1 Co 13.2). Mesmo nos dias do Novo Testamento, porém, a fé salvadora nem sempre era acom¬panhada pela "fé que opera milagres" (cf. 1 Co 12.9) e vice-versa (cf. Mt 7.22, 23).
A Fé que não faz diferença.
Em Tiago 2.14-26, "fé" e "crer" denotam mero assentimento intelectual à verdade, sem a correspondente resposta de uma vida de obediência confiante.
Fragmentos do texto: O Que é Fé? – J. I. Parker

“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem”. Tiago 2:19 
Algumas pessoas pensam que elas estarão certas diante de Deus se não forem tão más como algumas pessoas ímpias. Há um sistema evangelístico em uso comum que pergunta às pessoas certas questões. Uma das questões é: "Suponha que tu morras hoje. Por que Deus deveria deixar-te entrar no Seu céu?" Uma resposta muito comum é: "Eu creio em Deus".  (reflita - pra você o que é esse crer? qual a diferença desse crer para o crer dos demonios ou não existe diferença?

Todavia, Tiago é claro que embora esta crença seja uma boa coisa, definitivamente ela não é prova de que uma pessoa é salva. O que ele pretende dizer é isto: "Você diz que é um Cristão e que está no favor de Deus. Você pensa que Deus permitirá que você entre no céu, e a prova disto é: você crê em Deus. Mas, isto não á uma evidência de maneira nenhuma, porque os demônios também crêem, e eles estão certos de que serão punidos no inferno". Os demônios crêem em Deus, podem estar certos disto! Eles não somente crêem que Ele existe, mas eles crêem que Deus é um santo Deus, um Deus que odeia o pecado, um Deus de verdade, que prometeu julgamentos, e que cumprirá Sua vingança sobre eles. Esta é a razão dos demônios "estremecerem" ou tremerem - eles conhecem Deus mais claramente que a maioria dos seres humanos, e eles estão amedrontados.


(Trecho do texto: Como Saber se Você é um Verdadeiro Cristão por Jonathan Edwards)

É extremamente necessário que as pessoas tenham um entendimento bíblico correto sobre o conceito de fé e suas implicações, em alguns casos essa confusão de termos e significados invade ate a igreja (que não se preocupa com o desenvolvimento de seus membros).
Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. 
Efésios 2:8-9
Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal. Marcos 5:34
Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho. Marcos 10:52
Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Marcos 11:22
Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:50
Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 8:48

O que as pessoas precisam saber é que a fé verdadeira, a fé que provem de Deus provoca mudanças de vida e sua vida na sociedade, mudanças principalmente em relação ao Criador e seu filho, transforma vidas, conduz a salvação em Cristo Jesus e que somente por meio dela (fé) em Jesus Cristo, as pessoas se tornam filhos de Deus. (João 1:12).

Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes (aos que crêem). Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:22-26


A Fé da parte de Deus é liberdade, dependência, fidelidade, perseverança e confiança, tudo isso em Cristo Jesus.

Por Adilson Marcos

5 comentários:

  1. Deus te abençoe, irmao! Meidson

    ResponderExcluir
  2. Sem fé é impossivel agradar a Deus. Ele mesmo satisfaz essa condição gerando em nós a fé verdadeira nEle. Ótimo post irmão, Deus te abencoe! Fabio alex

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é isso mesmo! Até a nossa fé é um dom de Deus, pois estávamos caído e corruptos em nosso modo de viver! Tenhamos então uma fé em Deus perfeita e satisfatória e em nada duvidando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto irmão!!! Não lembro de ter lido algo tão profundo sobre o assunto...Q Deus possa usar este blog para sua glória cada vez mais...Fabiano Tavares

      Excluir
  4. Excelente texto e muito bem colocado observação que a fé provem de Deus que provoca mudança na vida o individuo e da sociedade para transformação de nossas vidas.

    ResponderExcluir

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efesios 1:11