"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

sábado, 11 de agosto de 2012

Fé reformada




Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.  (Jo 6. 37)

1.     Todo aquele que o pai me dá
Em primeiro lugar vc deve perceber que se vc foi salvo por Cristo, isso só ocorreu pq o Pai te deu a Ele, concedeu, permitiu q vc fosse até Ele... Isso não vem de vc. Neste mesmo cap de João vers 65 temos na sua parte b

“Ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai não lhe foi concedido”
A fé salvívica é algo que vem de Deus...
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Ef 2:8)
O que é q não vem de nós? A fé é claro, como já disse ela vem de Deus. Tb lemos em Judas o seguinte:
Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo (Jd vers 3 b NTLH).
O fato é que vc não escolheu ir até Deus, Deus que o escolheu e o atraiu a Ele. Jesus disse:
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça (Jo 15. 16 a)

2.     Esse virá a mim
Que coisa linda... Perceba que a escritura não diz: esse talvez venha a mim. Ela garante: “esse virá a mim”.  Isso significa que o chamado de Deus para que os seus se tornem filhos é eficaz... Deus não falha neste chamado. Na sua soberania Deus não poderia falhar em seu chamado, e ainda que o homem seja responsável por todos os seus atos e decisões, em relação aos filhos de Deus o chamado para a salvação destes é indubitavelmente eficaz!
A escritura diz:
Pois quem jamais resistiu sua vontade? (Rm 9. 19b)

A soberania de Deus e a responsabilidade humana são doutrinas bíblicas que devem ser vividas e divulgadas pela igreja, isso é o que em teologia denominamos antinômio (verdades que aparentemente se contradizem)... Não cabe a nós querer conciliá-las na lógica humana a ponto de entendê-las assim como não entendemos logicamente a trindade e a bi-dimensão de Jesus: Deus-homem que tb são antinômios.
O chamado eficaz de Deus a seus filhos pode ser ilustrado pelo chamado de Jesus a Lázaro para que este tornasse a vida. Antes de Jesus ressuscitá-lo ele disse a sua irmã Marta:
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Jo 11:25-26)

Aquela ressurreição foi física, mas no presente contexto podemos ilustrar a ressurreição espiritual. Antes de irmos a Cristo estávamos mortos... Um morto não pode ressuscitar a si próprio. Podemos então dizer que já vivemos uma ressurreição pelo menos no âmbito espiritual, veja o Paulo disse aos colossenses:
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Cl 2:12)
Face ao exposto voltemos à ressurreição de Lázaro... Jesus disse:
Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. (Jo 11:43-44)
Lázaro não hesitou em ir até Cristo, ele simplesmente foi. Sendo morto tornou a vida, isso é chamado eficaz!
3.    E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora
O que Jesus quis dizer com tais palavras? Ele quis dizer que “uma vez salvo, salvo para sempre”. Isso mesmo, ele diz “de modo nenhum”, é isso que ele diz. Se o cristão “perde” a salvação é pq na verdade ele nunca a teve... Mas vc poderia dizer: O pecado separa o homem de Deus, uma vez que o homem decide pecar deliberadamente isso não poderia fazer com que Jesus o lançasse fora? É claro que sim! Mas se tal homem foi eficazmente chamado por Deus, ainda que peque por acidente, ainda q caia e temporariamente fique preso pelo pecado como foi o caso de Davi, Deus o levantará e tal homem não viverá mais em pecado ou como escravo dele e por isso não poderá ser separado definitivamente de Cristo.
Veja o que Paulo diz aos romanos sobre isto:
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Rm 6:14)
Não é que o pecado talvez não tenha domínio, ele simplesmente não terá domínio sobre os filhos de Deus.
Se virmos em nossas igrejas pessoas escravizadas pelo pecado o que devemos questionar é se houve de fato conversão e não se tais pessoas podem (ou irão) perder a salvação... A escritura não pode falhar no que ela ensina e a respeito da aliança de Deus para com os seus, ela diz que esta aliança é eterna:
E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. (Jr 32:40)
Para que nunca nos apartemos dEle... Não é maravilhoso?

CONCLUSÃO:
Nós, os que fomos salvos, somos eficazmente chamados por Deus para servi-lO e com isso não devemos ter medo de perder nossa salvação (pois isso não é possível), como muitos cristãos que vivem escravizados por tal sentimento. Se viermos um dia a perdê-la efetivamente, a grande verdade é que nunca a tivemos.
De igual modo não devemos nos considerar participantes em nossa salvação, pois esta é pela graça (favor imerecido) mediante a fé, não vem de nós conforme lemos acima na carta de Paulo aos efésios. O homem não poderia ter participação em sua salvação, pois isso traria a ele mérito por tê-la alcançado, pois neste caso não seriamos salvos pela graça e sim como que por uma recompensa por uma decisão correta.
APELO
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.

Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.

E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. (João 11:39-45)

Devemos ir aos perdidos, aos “Lázaros” não para ressuscitá-los espiritualmente, pois é Cristo quem o faz... Devemos ir “tirar a pedra” que impedem de os mesmos irem até Jesus ou ainda ajudemos aos tais “desatando-os de suas ataduras” para que eles possam ir por seu caminho depois de ressuscitados...
Sim vamos a todos os homens à procura dos “Lázaros”! Não apenas afirmando que aqueles são responsáveis por suas decisões de ir ou não a Cristo, mas afirmando que Deus em sua soberana vontade chama eficazmente a quem quer...
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sanguenem da vontade da carnenem da vontade do homemmas de Deus. (Jo 1:12-13)
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? (Rm 9:21-24)


A paz de Cristo



Por Fabiano Tavares!

2 comentários:

  1. Obrigado caro irmão Adilson por divulgar o nosso texto...Espero está contibuindo para o blog e principalmente para o Evangelho!

    ResponderExcluir
  2. Adilson, Muito interessante este texto, começo a questionar algumas coisas à respeito da salvação e este artigo é bastante esclarecedor...compartilhei ste texto em minha pagina no face e gostaria muito de poder posta-lo em meu blog, caso é claro o responsável aprove. Valeu! Ivana Guimarães

    ResponderExcluir

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efesios 1:11