"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Eu devo escutar SOMENTE musica Gospel?





Amigos.. Apos um breve tempo sem escrever algo nesse blog fui surpreendido pelo excelente texto escrito pelo amigo e irmão Fabiano Tavares em seu facebook. decidi então publica-lo acompanhado de alguns comentários favoráveis, contras e duvidosos, em relação à posição tomada pelo autor do texto.. Boa leitura a todos.



Amigos.. Apos um breve tempo sem escrever algo nesse blog fui surpreendido pelo excelente texto escrito pelo amigo e irmão Fabiano Tavares em seu facebook. decidi então publica-lo acompanhado de alguns comentários favoráveis, contras e duvidosos, em relação à posição tomada pelo autor do texto.. Boa leitura a todos.

Eu sou devo escutar SOMENTE musica Gospel?


Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.( Atos 17:28)
Quais as implicações da afirmação: “Vc só deve ouvir música gospel”? Na minha humilde opinião são muitas.... O mesmo q defende tal “verdade” também deveria dizer:
1. Vc só deve assistir filme gospel;
2. Vc só deve assistir novela gospel... Aí matos irmãos poderão justificar a ausências nos cultos por exemplo;
3. Vc só deve jogar vídeo game gospel... Imagine: “Moisés, Israel e a travessia do Mar vermelho parte I e II” Só ia dá irmão “capela” (rs!). E ainda alguns poderiam dizer pra suas mães q são do “reteté”.... Mãe é de Deus....
O fato é q existem muitas músicas no meio secular de boa qualidade e eu me atrevo a dizer: músicas “escutáveis”, isso mesmo ...Não irei citar nenhuma pq alguns de meus nobres irmãos ficariam ainda mais escandalizados...
Entre os cristãos reformados é notório q o repertório é formado por gospel + secular... Na minha visão alguns até exageram, pois escutam muito mais músicas seculares... Eu particularmente prefiro a música gospel, pois ao menos por hipótese podemos afirmar q encontramos mais sabedoria de Deus nessa categoria. A música gospel tem crescido mto e 1 prova disso é q gravadoras seculares tem lançado cantores e bandas gospel.
Oficina G3, Palavra Antiga, Resgate são bandas excelentes.... Compositor do gabarito de Rodolfo Abrantes (exp. vocal dos RAIMUNDOS) é difícil encontrar até no meio secular...
Pra finalizar, reflitamos: Musica não é arte? 1 música boa não é poesia? E pq o Apo Paulo cita os poetas gregos em At 17. 28???...Sei não??? De repente o Apo até “curtia” poesia grega... Conhecê-la ao menos certamente podemos afirmar...

Por Fabiano Tavares

SOLI DEO GLORIA

comentários

Adilson Marcos         Eu escuto musica secular (musica que não é gospel) mas procuro ter discernimento com a mensagem passada.. Sabemos que muita porcaria é transmitida através de letras comuns motivando e propagando à liberação a quebra de princípios e valores para o individuo e família... o que existe é muita hipocrisia de ambos os lados.. os que não escutam musica secular criticam os que escutam e depois alteram toda sua rotina e sentam o traseiro às 21:45 na globo para vibrar e ocupar suas mentes diariamente com novelas que são explicitas em atacar princípios e valores familiares e também cristãos.. abraços....


Arnaldo Júnior       Em vez de ser edificante e sadia, boa parte da música promovida hoje é claramente “terrena, animalesca, demoníaca”. (Tiago 3:15)
No entanto, a boa música existe, como dito, e é saudável e benéfica. Mas mesmo uma coisa boa pode fazer mal quando em demasia.
Um provérbio sábio diz: “Achaste mel? Come o que for suficiente para ti, a fim de que não tomes demais e tenhas de vomitá-lo.” (Provérbios 25:16)
O mel tem propriedades curativas bem conhecidas. No entanto, “comer mel demais não é bom” e pode provocar enjôo. (Provérbios 25:27)
Por isso acredito que a palavra chave é: equilíbrio.


Marcelo Santos      Eu preferia não comentar, mas já que vc perguntou. Eu sou apaixonado por música, e considero uma das mais belas expressões artísticas; no meu pouco tempo de convívio na igreja eu percebi que a música é considerada pela grande maioria como algo demoníaco e desprezível enquanto que filmes, livros, novelas e até mesmo conversas nada edificantes são bastante aceitáveis. Cada um deve impor um limite a si mesmo, pois, ouvir música gospel não leva ninguem ao céu assim como ouvir música secular não necessariamente vai esbandalhar a sua vida e a sua família ou a sua comunhão com Deus. Mas devemos ter sabedoria, pois se até o que comemos escandalizar o irmão pecamos contra cristo. "Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos." (1 Coríntios 8:8-9). Mas, se quiserem um conselho do faça o que eu digo e não faça o que eu faço é melhor não ouvir. O que eu não gosto na igreja é da hipocrisia, pois os que condenam os que ouvem música secular são os mesmos que assistem "carminha".




Leonardo Reis Batista       é a velha histório do TEM NADA A VER..tem nada a ver escutar música do mundo, tem nada a ver ir a uma festinha, tem nada a ver uma cachacinha, tem nada a ver ir pro inferno.



Fabiano Tavares Leonardo Reis Batista       toda música é do Mundo....Uma vez q não conhecemos música de outros planetas... Ou vc conhece? Melhor dizermos: músicas seculares e músicas gospel... Agora...A partir do seu argumento todo e qualquer cristão q escuta música secular vai para o inferno é isso? Se for mtos estão condenados...INCLUSIVE EU... Agora meu caro a sequencia de acontecimentos q vc listou não é preciso e na verdade não deve acontecer...Pois DOMÍNIO PRÓPRIO é fruto do Espírito....Paz
Fabio Alex Erica Cunha
Ha tanto poder assim em um simples ato de se ouvir uma musica não cristã, a ponto de invalidar o sacrificio de Cristo por mim, e me levar ao inferno????? Uma salvação que se perde assim tão facilmente, por certo não é aquela que Jesus GARANTIU para os seus, na cruz!!!




2 comentários:

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efesios 1:11