"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Breve reflexão... meu comportamento, seu comportamento?





_ Como somos condicionais!!! ... nossa felicidade é quase dependente de situações externas, sendo que a maioria delas não está sobre nosso controle mesmo acreditando fortemente e vivendo como se tivessem. O erro humano se torna inconcebível, ou seja, o nível de aceitação em um grupo (em qualquer grupo) esta ligado com sua capacidade de se manter longe da característica que nivela todos os homens.. o erro.

_ Como somos imediatistas!!!  ... Queremos hj, agora e já. metemos os pés pelas mãos, queremos que situações e pessoas mudem de acordo com o que achamos corretos e na velocidade que desejamos. nos tornamos juizes de vidas e trapalhões quando o quesito é planejar.

_Como temos facilidade de julgar!!! ...  Assim como a facilidade para respirar, dom este que nem percebemos, temos facilidade, tendência e prazer em julgar. Julgamos como se não existisse possibilidade de cometermos o mesmo erro. Julgamos sem conhecer a situação, o chamado “outro lado da moeda”. Julgamos como se vivêssemos aquém de padrões, elevamos nosso julgamento a uma classe inteira quando generalizamos nosso veredito. É claro que existem situações, atitudes, intenções que podem ser julgadas de forma correta, desde que o autor do julgamento se inclua no temporário tribunal e as “leis” colocadas para apreciação não sejam torcidas por interesses e que também o juiz (eu e vc) esteja disposto a aceitar e mudar quando condenador for.
Vai chegar o dia que beberemos petróleo ao invés de agua?   E se acontecer, você questionará? Vc vai estar disposto a receber o titulo de conservador?

_ Como somos superficiais!!! ... somos rasos, momentâneos, em conhecimento, relacionamento, interesse. Temos a tendência de nos satisfazer rapidamente com algo que estamos predispostos a aceitar, ou seja, a velocidade é similar em rejeitar aquilo que irá nos causar grande mudança. A busca pelo mais fácil está na moda (eita moda que não passa), deixamos de ler, se é que aconteceu algum dia, deixamos de enxergar as situações de vários pontos (os outros pontos quase sempre não interessam), deixamos de refletir, raciocinar, entender, criticar, questionar.. e que palavras difíceis de aceitar.. Muitos associam com desonrar (eu hein!!). Vivemos e fazemos parte ativamente de uma geração de preguiçosos mente, intelecto e corpo e porque não, espirito.

Vou parar por aqui ciente que existem “n” características que poderiam ser acrescentadas facilmente nesse pequeno texto, não pensem que cada uma destas apresentadas não se encaixam de alguma forma na vida desse que vos escreve... é uma autocritica, um passo, o inicio na busca por mudança, a vontade de não permanecer dessa maneira... e antes que minhas próprias palavras alimentem seus corações em achar que as mensagens passadas servem somente para o autor do texto eu lhes digo. “ Quando um erro detectado não gerar em nós um processo de mudança em abandona-lo, ele fatalmente se transformará em paisagem (nós mesmos nos encarregaremos disso, sejam honestos), e todos sabem que paisagens não são transformadas, são admiradas”.



Por Adilson Marcos

3 comentários:

  1. Muito verdadeiro Adilson, que bom seria se todos tivessem esta coragem em aceitar que também somos passiveis de erro, pois muitos estão preocupados apenas em atirar a primeira pedra, e muitos pensam que o erro cometido por outros nunca seriam cometidos por eles mesmos, esta é a minha filosofia de vida, me julgar antes, ou seja observar meus erros, tentar melhorar e não me colocar em uma redoma de "santidade" que sei que não existe ainda (risos). Gostei muito do texto... Ivana Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Parabéns filosofo rs , e como diria Jesus que atire a primeira pedra quem nunca errou...

    Sucesso!

    Att.
    Joel Pontes

    ResponderExcluir

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efesios 1:11