"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17"

sábado, 25 de fevereiro de 2012

“Não existe nada de errado com o Evangelho”


Tenho visto atualmente praticas envolvendo a maior parte das igrejas (incluindo Católicas e Protestantes) que podemos definir no mínimo de estranhas, confusas, algumas ate revoltantes, e o resultado só poderia ser um; alimentar corações a manterem-se afastados de qualquer contato com qualquer denominação (generalizado) em resposta aos erros que eu vou citar abaixo.
- Casos de pedofilia, santa inquisição, venda de indulgencias,
- atitudes estranhas e confusas envolvendo dons do Espírito Santo, venda de pedaços do céu, adoração, veneração, culto a imagens e santos,
- hipocrisia e discriminação,
- praticas e atitude contraria a bíblia durante o culto e no dia-a-dia, etc.


Vejam a quantidade de erros que existem e estes transformados em motivos são utilizados como justificativa para tal afastamento.
Reconheço que estes fatos são verdadeiros no sentido de existir, são noticias comuns e usadas com freqüência pela mídia em virtude da grande audiência que conseguem, o que mostra interesse do publico em geral, evidenciando e resultando nestes dois comportamentos:
1 – um carro precisa de combustível para se locomover, e eu, preciso saber destes erros na igreja para ter certeza que a minha decisão de manter distancia é a mais correta, ou seja, entre o mundo e a igreja eu prefiro o mundo, pois pelo menos aqui (mundo) eu faço o que eu quero sem dar “satisfação a Deus”.
2 – frases como, - Estou decepcionado, nunca imaginei que isso poderia acontecer na igreja, não quero mais saber, existem pessoas mais “corretas” “menos erradas” no mundo...
Estas conclusões são motivadas por, alem dos erros que já listamos também pela concepção de que a igreja é lugar de pessoas perfeitas em plenitude, moral e de caráter.


Continuando, eu queria que meditássemos no exercício deste terceiro comportamento, que na verdade deve ser a busca de entendimento do por que certas coisas acontecem no âmbito da igreja:
- Será que estes comportamentos (errôneos) estão de acordo com o evangelho? São causados por ele?


Vamos a uma reflexão bíblica...
Sobre o evangelho: Em quem também vós estais, depois que ouvistes A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Efésios 1:13
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16


Sobre a igreja: O fato de você morar na garagem não te faz um carro, muito menos freqüentar uma igreja não te faz um cristão. Podemos ainda avaliar pelo seguinte aspecto teológico; igreja visível e invisível.
A igreja visível consiste de todos aqueles que estão inscritos como membros da igreja. Não é difícil determinar quem são, porque seus nomes aparecem nos registros das igrejas. Com pouco esforço, podem-se saber quantos são.
A igreja invisível, por outro lado, é composta exclusivamente daqueles que, pela graça do Espírito Santo, nasceram de novo. Não é difícil entender o porquê este aspecto da igreja deve ser caracterizado como invisível. É impossível para nós afirmar com certeza quem são e quem não são regenerados. Somente o Deus onisciente pode fazer tal distinção. De vez em quando encontramos um pastor que diz poder indicar, sem equívoco, quem são "os que nasceram de novo" em sua congregação, porém, tal afirmação é arrogante e altiva.


O próprio fato de que a igreja invisível consiste exclusivamente de pessoas regeneradas, se deduz que este aspecto da igreja é certamente glorioso. Cada um dos membros dela foi "tirado da potestade das trevas, e transportado para o reino do seu Filho amado" (Colossenses 1:13). De todos seus membros pode-se dizer que "eram trevas, mas agora sois luz no Senhor" (Efésios 5:8). "Como pedras vivas", eles são "edificados como casa espiritual e sacerdócio santo..." (1 Pedro 2:5). Eles são lavados, são santificados, são justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de Deus (1 Coríntios 6:11). Juntos constituem o corpo de Cristo (Colossenses 1:18). Certamente, eles não alcançaram a perfeição; contudo, eles têm agora a vitória sobre o pecado e o diabo através de Jesus Cristo, seu Senhor. Nele [Cristo] eles são perfeitos.
É CERTO DIZER QUE A IGREJA NÃO SALVA NINGUEM SOMENTE QUANDO ESTAMOS FALANDO DE EDIFICIOS, TEMPLOS CONTRUIDOS POR MÃOS HUMANAS.
Sobre os erros na igreja: como a igreja é formada por pessoas e estas não são perfeitas, o que deve provocar luta contra essa imperfeição e não comodismo com esse estado, o erro é resultante simplesmente de pessoas que como já vimos acima, ou não entenderam o evangelho e persistem no erro ou por algumas ainda serem suscetíveis a tal condição.


Na parábola do joio (Mateus 13:24-30), um homem plantou sementes no seu campo mas o inimigo plantou joio no mesmo campo. Uma vez que o trigo e o joio começaram a crescer juntos, os servos sugeriram que arrancassem o joio. O dono da casa não os deixou tirar o joio. Ele deixou o joio crescer junto com o trigo até a colheita, quando o trigo foi recolhido e o joio foi queimado.
Algumas pessoas ensinam que esta parábola fala sobre a igreja, mostrando que os pecadores convivem com os fiéis na igreja, aguardando o julgamento final de Deus. Mas tal interpretação contradiz a palavra do Senhor.


O próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que "o campo é o mundo" (Mateus 13:38). No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17:15-16). Embora os servos dele sejam santificados, não podem sair do mundo.
Mas na igreja é diferente. Quando o joio se manifesta entre o povo de Deus, deve ser arrancado. Paulo instruiu a igreja dos coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade no meio da congregação. Ele usou palavras fortes para descrever a atitude certa em relação ao irmão que volta e permanece no pecado: "...já sentenciei...que o autor de tal infâmia seja...entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].... Lançai fora o velho fermento....agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador" (1 Coríntios 5:3-5,7,11). Paulo escreveu aos tessalonicenses: "Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente..." (2 Tessalonicenses 3:6).
Paulo resumiu bem a diferença entre a igreja e o mundo: "Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor" (1 Coríntios 5:13).
Concluímos então que erros ocorridos na igreja que desviam o entendimento das pessoas sobre as verdades fundamentais do evangelho, não necessariamente são de pessoas que verdadeiramente buscam servir a Deus e que a igreja verdadeira (a que se submete a bíblia) deve militar contra tais situações. 


Também se torna sem fundamento quando alguém se baseia em tais erros para justificar a distancia para com a igreja de Cristo, a NOIVA que ele virá buscar.
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, VOLTAREI e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver". João 14:1-3
Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. (Apocalipse 21:2-3)
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68  

23b como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efesios 5:23b-27

Fonte de apoio..
bíblia de estudo de Genebra
http://www.estudosdabiblia.net/bd83.htm


Por Adilson Marcos

9 comentários:

  1. Bela mensagem! O joio precisa ser tirado de nosso meio, igreja física, para servir de exemplo pros demais membros! Se consentimos que pessoas que vivem no pecado, e o amam, convivam conosco, Deus vai se afastar de nosso meios, pois Deus não habita onde tem pecados!

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto para ser abordado, pois muitos usam estas frases para tal afastamento: "Estou decepcionado, nunca imaginei que isso poderia acontecer na igreja, não quero mais saber, existem pessoas mais “corretas” “menos erradas” no mundo...", muitas dessas pessoas veem que a igreja é local onde existem pessoas perfeitas. Creio que isso é um fato relevante para tal afastamento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto e pela nova conquista. Que vc consiga alcançar também, aqueles corações que mesmo afastados, querem se reconciliar com Ele!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto Caro Adilson!!!Deus continue dando a vc mais e mais sabedoria para transmitir o evangelho...Abraços

    ResponderExcluir
  5. Adilson,

    muito bom texto. Você aborda duas questões importantes e que têm sido negligenciadas pelos cristãos atualmente:

    1)A igreja local não é perfeita, nem pode sê-la, pois formada por homens imperfeitos; mas isto não é justificativa para que os cristãos não congreguem, e pense possível viver um cristianismo individual e isolado [onde as ordenanças do Senhor não são cumpridas, e, especialmente, onde um membro não sustenta outro membro]. Há uma multidão de "desigrejados" por aí, e reputo como orgulho, soberba e superioridades aqueles que dizem não haver igrejas para eles. Ora, se colocam na condição de que não há igreja realmente santa e perfeita que possa acomodá-los, visto serem eles tão santos e perfeitos [sic] que o melhor é viver isoladamente. Acham que encontros em pizzaria, para uma pelada ou um passeio ao shopping, substitui o ambiente eclesiástico onde se adora, ora e há a ministração da palavra em conjunto, irmãos em comunhão uns com os outros.

    2)A disciplina eclesiástica, hoje, é pior do que palavrão para muitas igrejas. A mesma soberba e orgulho e superioridade que apontei anteriormente também está presente aqui, onde o cristão se considera acima da igreja e, portanto, ele pode julgá-la, mas ela jamais pode fazê-lo. Não é interessante como há gente por todos os lados "apedrejando" a igreja e quando os seus pecados são tornados públicos eles insistem que o assunto é entre eles e Deus? Além de soberbos são mentirosos e enganadores [ainda que enganem a si, apenas] pois, como você tão bem apontou, Deus exige que a sua igreja afaste aqueles que resistem a arrepender-se publicamente.

    Estes dois pontos se interrelacionam de tal forma que temos desordem e blasfêmia ao nome do Senhor. E, com isso, o mundo se ri e diverte, crendo que não mais existe o corpo do Senhor na Terra.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pela visita meu irmão Jorge e todos que gastaram um pouco do seu tempo visitando esse canal de propagação da mensagem biblica..

      Excluir
  6. As pessoas que buscaram e aceitaram Jesus,só citando como exemplo Padres e Pastores, alguns se deixam levar pela aparência enganosa que o pecado hoje em dia se tornou "uma coisa banal" e pela falta de fé em Cristo "mesmo junto a ele" .Não devia mas acaba influênciando os de pouca fé e os fanáticos que tem eles(pastores e Padres) como figura onde se espelham. Com isso no meio da igreja, falo meio levando para os irmãos que alí se congregão e até os frequentaodores que as vezes se identificam com o ambiente, com o lugar e as pessoas da li, aí quando surge boatos e na maioria verdadeiros de deslizes deles essas pessoas ficam decepcinadas e se afastam da Igreja e de Deus. Não que a igreja salve alguém mas é a casa de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. o erro na igreja precisa ser detectado e combatido, mas nunca pretexto para as pessoas manterem distancia dos ensinos biblicos, ate pq como o titulo desse texto diz: Não Existe nada errado com o Evangelho". o erro nasce na falta de submissao às verdades biblicas.

    ResponderExcluir

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efesios 1:11